English French German Italian

 

 

 TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS 01 

 

 

 

No site Projeto Ômega, temos alertado constantemente a todos para o período de grande aflição e tribulação que se aproxima. Um período que se caracterizará, além de ser o clímax da manifestação maligna sobre o mundo, por uma série de catástrofes, confrontos e crises. Fenômenos que abalarão o enganoso equilíbrio em que se sustenta nossa moderna sociedade.

 

Uma pequena amostra de como o frágil equilíbrio poderá ruir a qualquer momento ocorreu no dia 27/02/10 no Chile. Na sexta-feira, dia 26/02/10, os chilenos foram dormir confiando que tudo continuaria dentro da normalidade no dia seguinte. Porém, um terremoto de 8,8 graus na madrugada do sábado trouxe grande destruição ao país, deixando mais de 2 milhões de pessoas desabrigadas e centenas de mortos e desaparecidos, dentre uma população de aproximadamente 16 milhões de pessoas.

 

Se formos coerentes com aquilo que cremos e esperamos, temos que nos preparar para enfrentar essas futuras realidades. Uma preparação que abranja todas as áreas. Já postamos um estudo chamado PREPARADOS PARA O FIM, onde abordamos esse tema. Neste artigo, queremos trazer algumas informações úteis sobre conservação de alimentos. A Palavra é clara ao revelar-nos que haverá fome. Não apenas fenômenos isolados, mas uma realidade que alcançará proporções mundiais.

 

O Senhor Jesus colocou a fome como um dos sinais próprios do princípio de dores (Mateus 24:7). Ora, se a fome faz parte do "princípio de dores", termo que nos remete a uma progressão dos sinais na profundidade e intensidade, é óbvio que a fome irá se aprofundando e generalizando até o fim. Por outro lado, o Apocalipse nos mostra a fome simbolizada pelo cavalo preto, tornando-se o terceiro selo aberto. Junto com as guerras, as pestes e as feras de terra, a fome será responsável pela morte de 1/4 população terrestre (Apocalipse 6:8). Outra questão fundamental é que, a partir de determinado momento, já não será mais possível comprar nem vender sem estar inserido no sistema da besta, adotando seu sinal na mão ou na testa. Todos aqueles que rejeitarem esse controle ficarão fora de toda a rede de abastecimento oficial. Isso é mostrado de forma claríssima em Apocalipse 13:16-18.

 

Face a todos esses avisos e revelações da Bíblia, devemos estar preparados para isso. Cremos que muitos irmãos nossos serão sobrenaturalmente protegidos e supridos pelo Eterno durante a tribulação. Assim como Ele supriu e protegeu o povo de Israel no deserto, após a saída do Egito. Apocalipse 12:14 nos dá uma clara visão disso. Por outro lado, nossa visão deve estar nas coisas espirituais. Nossa esperança não é sobreviver fisicamente à tribulação, mas a gloriosa vinda de nosso Senhor e Rei (Tito 2:13).

 

A probabilidade que um servo do Senhor tem de ser martirizado durante a tribulação é alta.  Contudo, isso não inviabiliza que tenhamos alguns cuidados e tomemos algumas medidas que podem estar ao nosso alcance. Enquanto for possível, é justo que preservemos e cuidemos de nossa integridade física e a de nossos irmãos e familiares. Cremos que é bastante útil ter alguns conhecimentos sobre preservação de alimentos e gostaríamos de compartilhar algumas técnicas. Elas poderão servir no tempo certo. Boa leitura!

 

 

             É POSSIVEL AUMENTAR A DURABILDIADE DE ALGUNS ALIMENTOS?

 

 

Sim, podemos responder afirmativamente a essa pergunta. O que faz a comida estragar são as bactérias decompositoras. Existem várias técnicas para retardar esse processo de decomposição bacteriana e assim tornar possível o armazenamento de alimentos perecíveis. Um deles é a conserva, que usa o fenômeno chamado osmose para alterar a composição do alimento, dificultando a ação dos decompositores.

 

É importante lembrar que conservas feitas sem os necessários cuidados de higiene podem ser contaminadas pela bactéria Clostridium botulinum, que é a causadora do botulismo, uma intoxicação grave que pode até mesmo levar à morte. Para evitar essa contaminação, deve ser feita uma pasteurização ou esterilização caseira. Forre, com um pano de prato dobrado, o fundo de uma panela alta e larga.

 

Coloque os vidros de conserva dentro do recipiente e adicione água até 2/3 de sua capacidade. Arrume os vidros dentro dele. Leve a vasilha ao fogo. Quando a água ferver, conte 15 minutos e desligue. Só retire os frascos da panela quando estiverem completamente frios. Guarde-os em local fresco e seco por cerca de um mês antes de consumir as conservas. Depois de abrir o vidro, mantenha o produto na geladeira. Lembrando que sempre é necessário, ao manusear os alimentos, ter as mãos limpas e, se possível, esterilizadas.

 

 

CONSERVA DE HORTALIÇAS: As hortaliças contêm água, sais minerais e são pouco ácidas. Em contato com uma solução concentrada de vinagre e sal, a água movimenta-se espontaneamente do interior das hortaliças para a solução de vinagre e sal. Vinagre e sal, por sua vez, deslocam-se para dentro das hortaliças, numa tentativa de igualar a concentração nos dois meios. Trocando uma parte da água por vinagre e sal, as hortaliças ficam mais duras, mais ácidas e mais salgadas do que eram. Essas novas características inibem o desenvolvimento dos micróbios decompositores. E sem decompositores não há deterioração.

 

 

CONSERVA DE VERDURAS: Para preparar uma conserva com couve-flor e cenoura, dois alimentos muito nutritivos e que produzem saciedade, separe os seguintes itens:

 

1 couve-flor dividida em pequenos buquês

4 cenouras

4 pimentas malaguetas

3 cebolinhas

6 pepinos pequenos

3 dentes de alho

4 cravos-da-índia

1/2 colher de chá de cominho em pó

1 litro de vinagre branco

2 colheres de sopa de sal marinho (não refinado)

2 vidros com tampa de rosca, desses de palmito, bem lavados

1 panela grande

1 concha de plástico

 

Lave muito bem as hortaliças com uma escovinha e água corrente. Depois, raspe a casca das cenouras. Depois, corte as hortaliças no sentido do comprimento, de modo que caibam na altura dos vidros. Arrume-as junto com os temperos nos dois vidros, procurando ocupar toda a capacidade de cada um. Com o vinagre fervendo, acresce o sal e mexa bem. Use a concha de plástico para despejar a solução obtida nos vidros, enchendo-os até a 1 cm da boca. Passe a lâmina de uma faca rente à parte interior dos vidros para retirar bolhas de ar que tenham se formado. Tampe os frascos muito bem e sele com parafina para evitar a entrada de ar.

 

        

             ARMAZENAMENTO EM GARRAFAS PET

 

 

Há alguns anos tomamos ciência de uma criativa forma de armazenamento encontrada por algumas donas de casa de uma cidade do sul do país. Elas descobriram uma nova maneira de conservar alimentos: em garrafas plásticas. As garrafas pet são utilizadas, principalmente, para armazenar feijão, arroz e grãos como o milho. 

 

O processo é fácil. Em primeiro lugar, é necessário esterilizar as garrafas, secá-las e colocar uma cabeça de alho com casca no fundo e, depois de cheia com o alimento a ser armazenado, outra cabeça de alho na abertura. Colocam-se os grãos de feijão, depois de retirar impurezas. Enquanto a garrafa vai sendo cheia, é bom bater o recipiente na mesa para ajeitar o alimento e retirar o ar entre os grãos. Depois, fecha-se a garrafa e coloca-se uma etiqueta com a data de validade do produto e a data de armazenagem do alimento. O feijão, através dessa forma de armazenamento, pode durar até três anos.

 

Sem dúvidas, existem outras técnicas. Se possível, vamos publicar no futuro novos artigos sobre técnicas de conservação de alimentos.

 

Maranata,

 

Jesiel Rodrigues

             

 


 

Saiba que o Altíssimo está no controle de tudo e de todos. Mesmo nos momentos mais difíceis, Ele estará conosco. A nossa salvação em Cristo é eterna. Nele, somos novas criaturas. Ele já venceu a morte. Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação. Se você leu este artigo e ainda não tem a certeza da salvação eterna em Jesus, faça agora mesmo um compromisso com Ele! Convide-o para entrar em seu coração e mostrar-lhe a verdade que liberta. Veja porque você precisa ser regenerado e justificado, para viver a boa, perfeita e agradável vontade eterna do Criador e estar firme Nele diante de qualquer circunstância. Clique AQUI.

 

 

 


© Copyright Projeto Ômega – Todos os direitos reservados